Boas Vindas.

Sejam Bem Vindos! Este espaço destina-se a leituras, informações e reflexões sobre Educação, Inclusão, PNEEs e Tecnologias Assistivas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sugestão de Sites Interessantes.


http://www.acessobrasil.org.br/libras/

SHOW !!! Muito legal este site e disponibilizam a aquisição do software.

http://www.acessobrasil.org.br/

Neste site há muita coisa ...de informação à softwares.

www.revistanacionalta.org.br/

Noticias, informação, pesquisas científicas e avanços tecnológicos voltado para PNEEs e profissionais do ramo.

www.braillevirtual.fe.usp.br/pt/index.html

Para aprender Braille pela Internet

Uma das dificuldades do deficiente visual é que os demais à sua volta não conhecem o Sistema Braille de leitura para cegos. O Braille Virtual é um curso on-line baseado em animações gráficas e destinado à difusão e ensino do sistema Braille a pessoas que vêem. Veja o método neste endereço eletrônico.

Vídeo : Deficiências _ Mário Quintana

domingo, 23 de outubro de 2011

Esclarecendo Dúvidas





O que é inclusão?

No âmbito escolar, a inclusão refere-se ao processo de educar-ensinar, no mesmo grupo, crianças com e sem necessidades educativas especiais, durante parte ou na totalidade do tempo de permanência na escola.
Nessa concepção, toda escola deveria estar preparada, tanto em termos físicos (mobiliário, espaço físico, etc.) quanto em termos pedagógicos para receber e atender todo tipo de aluno, respeitando suas diferenças e educando de acordo com o ritmo e as possibilidades de cada um. A inclusão refere-se também à participação das pessoas com necessidades especiais na sua comunidade: trabalho, lazer, vida social, etc.

O que é TA?

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República).

O que significa PNEEs ?

Portadores de Necessidades Educacionais Especiais.