Boas Vindas.

Sejam Bem Vindos! Este espaço destina-se a leituras, informações e reflexões sobre Educação, Inclusão, PNEEs e Tecnologias Assistivas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dicas para a realização a avaliação manual de acessibilidade.


Descrição das imagens e do conteúdo no formato de áudio e vídeo.

Um dos pontos importantes aspectos que deve ser observado na análise da acessibilidade de um site é quanto a descrição de suas imagens. Como verificar esse aspecto? Para verificar se a imagem apresenta descrição, coloque o cursor sobre a imagem,  deve aparece na tela uma caixinha (geralmente de cor amarela) com o texto descrevendo a imagem. Para os usuários que utilizam leitores de tela, será esse texto que será lido para o usuário.
Para evitar a poluição sonora, não deve ser feita a descrição de imagens decorativas. Isso gera um sobrecarga de informação para o usuário, o que dificulta a apropriação do conteúdo apresentado pelo site.
Você também pode verificar a navegação do site está associado à imagens e se essa vinculação poderá ser acessível a todos os usuários. Uma maneira de verificar esse aspecto, é desativar o carregamento automático das imagens, assim poderá avaliar se cada imagem foi descrita corretamente, se existem links associados as imagens...

Conteúdo em formato de áudio e/ou vídeo.

 Para verificar se o conteúdo publicado no site no formato de áudio e vídeo está acessível, uma dica importante é desabilitar o volume de seu computador, o que impossibilitará ouvir qualquer som. Assim você estará simulando a utilização de um usuário com limitação auditiva ou mesmo surdo. Ao desabilitar o som de seu computador, você poderá perceber se o site disponibiliza um conteúdo escrito para o conteúdo no formato áudio ou vídeo.

Verifique a possibilidade de aumentar o tamanho dos textos.

Para verificar a possibilidade de redimensionar o texto de uma página na Web, você pode utilizar a teclas de atalho, essas teclas valem para o navegador FireFox e Internet Explorer:
·         Pressione a tecla Ctrl e junto a tecla + - para ampliar o texto
·         Pressione a tecla Ctrl e junto a tecla - - para reduzir o texto
·         Pressione a tecla Ctrl e junto a tecla 0 - para reinicializar o texto em seu tamanho original.
Se o site não permitir a alteração do tamanho da fonte, a informação textual poderá não estar acessível a usuários com baixa visão.
Algumas instituições públicas e empresas disponibilizam recursos de acessibilidade em seus sites para dar ao usuário o controle para alterações no tamanho da fonte e também para o contraste.

Verifique a navegação sem o uso do mouse.

Muitos usuários não utilizam o mouse para a navegação na internet. Por isso, é fundamental verificar a navegabilidade do site utilizando o teclado, por exemplo. Para verificar a navegabilidade do site utilize as teclas Tab - Shift-Tab. Se isso não for possível, esse site provavelmente não será acessível para usuários que não utilizam o mouse como dispositivo de entrada, como também para usuários  com leitores de tela. 

© Material elaborado para o curso pela equipe da UAB/UFRGS/NIEE, 2011

Um comentário:

  1. Olá Angela!
    Muito legal seu Blog, cheio de novidades...ideias compartilhadas.
    Este é o caminho mesmo, pois o Blog só tem sentido se conseguirmos atualizá-lo constantemente.

    A acessibilidade à Web é um assunto extremamente polêmico, com reflexões e transformações necessárias e urgentes.

    Abraços
    Cíndia

    ResponderExcluir