Boas Vindas.

Sejam Bem Vindos! Este espaço destina-se a leituras, informações e reflexões sobre Educação, Inclusão, PNEEs e Tecnologias Assistivas.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO 2 _ Diminuindo limitações ... ampliando ações.

“Para sujeitos em processo de desenvolvimento devemos propor atividades que impulsionem práticas de letramento. Uma dessas práticas pode ser desencadeada a partir da troca de mensagens entre alunos especiais. Por isso, estimule seus alunos a trocarem mensagens pela internet!”…

Com estas “palavras” iniciamos mais um desafio: estruturar uma rede de relacionamentos virtuais que possibilitasse aos nossos alunos interação e comunicação através da internet.
O primeiro passo foi criar uma conta de email…em seguida escolher alguém cujas características (idade, ano de estudo, limitação, etc) poderiam facilitar a comunicação entre os novos internautas.
A partir deste ponto, a cada postagem estamos trabalhando diferentes habilidades e competências pois, os encontros não se limitam a explorar as possibilidades de comunicação através deste recurso. A medida que diferentes dificuldades aparecem aproveita-se o momento para suprir as necessidades dos alunos, entre elas a grafia correta das palavras, ortografia, estrutura frasal, letra maiúscula etc…
A experiência tem sido muito gratificante pois, concomitante a ação tecnológica inclusiva exercitasse também uma ação pedagógica diferenciada e muito significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário